Todos os direitos reservados à  Reluze - Soluções Sustentáveis

Dicas para economizar energia elétrica em casa.

July 14, 2017

Consumir de forma racional a energia elétrica apresenta dois benefícios principais. Para o consumidor, gera uma boa redução no custo da conta de energia elétrica, possibilitando economia todos os meses.

 

Outra vantagem é do ponto de vista ambiental, pois a redução do consumo possibilita o aumento do estoque de energia no país, evitando assim o uso de energia proveniente das usinas térmicas que aumentam a poluição do ar.

 

Vejas as seguintes dicas para você economizar energia elétrica:

 

 

Use ao máximo a luz solar durante o dia, ligando a iluminação somente quando necessário.

 

Não deixe as luzes acessas em cômodos que não possuem pessoas. Ligue o ferro elétrico somente quando tiver uma significativa quantidade de roupa para passar.

 

Quando possível, instale sistema de captação de energia solar para ser transformada em energia elétrica em casa.

 

Em banheiros com chuveiro elétrico, tome banho rapidamente. Uma dica é ensaboar todo o corpo antes de ligar o chuveiro. Outra é deixar o chuveiro na posição verão, pois assim o aquecimento da água é menor e o consumo de energia elétrica também.

 

Procure comprar aparelhos elétricos e da linha branca (principalmente geladeira) com selos que indicam baixo consumo de energia elétrica. O mais indicado é o selo Procel de economia de energia.

 

Evite ao máximo o uso de máquinas de lavar louça e secadoras. Não deixe televisores, rádios, videogames e outros aparelhos ligados quando não estiver usando. Quando for ficar muito tempo fora de casa, vale a pena tirar da tomada os aparelhos eletrônicos de controle remoto. Mesmo na posição de stand by ocorre o consumo de energia elétrica.

 

Use sempre em casa as lâmpadas eletrônicas ou de LED (mais econômicas).

 

Pinte a parte interna da casa de cores claras (preferência para o branco), pois estas refletem a luz solar e deixa o ambiente mais claro, evitando assim acender lâmpadas durante o dia.

 

Evite abrir constantemente a porta da geladeira, pois isso aumenta seu consumo de energia.

 

Evite usar ar condicionado e aquecedor elétrico, pois estes gastam muita energia. Se necessitar usar o ar condicionado, deixe a porta do ambiente climatizado fechada, assim o consumo de energia será menor.

 

Com medidas corretas você consegue diminuir a conta de energia da sua residência, comércio ou propriedade rural e ser sustentável. Após utilizar essas dicas você perceberá a diferença! 

 

Fonte: Sua Pesquisa - Portal de pesquisas temáticas e educacionais

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Smartflower, o painel solar inteligente!

September 6, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes

October 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags