top of page

Maior usina solar de energia solar na América Latina

Nos últimos anos, o Piauí, no Brasil, tem se concentrado em gerar empregos e gerar energia renovável. O Piaui é cativado pelo win-win-win-win de projetos de energia eólica e solar. (Existem quatro vitórias, uma vez que, além de empregos e energia, renováveis reduzem a poluição do ar e as emissões do aquecimento global). Ao estabelecer um marco notável neste domínio, a Piauí instalou o maior projeto de energia fotovoltaica na América Latina.

A Ambiente Energia reportou os detalhes do Solar Park Nova Olinda, um projeto Enel Green Power Brasil. A planta está localizada no município de Ribeira do Piauí, a 377 quilômetros de Teresina, na micro região do Alto Medio Canindé. “A Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Piauí (SEMAR) entregou as licenças de operação ambiental para a usina fotovoltaica e a linha de transmissão de 500 KV de Nova Olinda-São João faz Piauí / Ribeira do Piauí, para Alexandre Bittar, especialista em meio ambiente da empresa em julho. ”

Abrangendo uma área de 690 hectares com uma capacidade instalada total de 290 MW, a nova instalação gerará aproximadamente 600 GWh por ano. Esse poder fornecerá as necessidades anuais de consumo de energia de cerca de 300 mil lares brasileiros, evitando as emissões que teriam entrado no ar e na atmosfera se essa eletricidade fosse fornecida por usinas de energia de carvão ou gás natural.

“A Semar fez um esforço para lançar em um recorde de tempo, em apenas três meses, as licenças de operação do parque e da linha de transmissão que ligam esta unidade de geração de energia à subestação São João do Piauí”, diz o Superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.

“Composto por quatro entidades de propósito específico (SPEs) para fins de regulamentação, a planta inclui Enel Green Power Nova Olinda B Solar SA; Enel Green Power Nova Olinda C Solar SA; Enel Green Power Nova Olinda Sul Solar SA e Enel Green Power Nova Olinda Norte Solar SA … cada SPE é composta por uma ou duas sub-seções do Complexo Solar Fotovoltaico Nova Olinda.

O investimento é da ordem de US $ 300 milhões. O Solar Park Nova Olinda está em uma área com altos níveis de radiação solar e contribuirá significativamente para atender a crescente demanda de energia do país. ” Enel tem um longo líder nesta região, por isso não é surpreendente vê-lo romper mais um recorde.

Fonte: Meio Ambiente Rio. Disponível em: https://meioambienterio.com/24632/2017/08/maior-usina-solar-de-energia-solar-na-america-latina/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page