top of page

Uberlândia líder no Brasil em geração de energia solar

Segundo atualização ranking da Absolar, cidade está à frente de cinco capitais, dentre elas, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.



O ranking atualizado das cidades brasileiras com maior potência instalada de energia solar fotovoltaica confirma que Uberlândia permanece em 1º lugar no Brasil. A informação consta no mais recente relatório publicado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com base em dados atualizados até 3 de maio pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O município alcançou a posição logo no início do ano e, no atual levantamento, continua à frente das capitais como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT).


Conforme o relatório, o município registrou em torno de 12,5 megawatts (MW) de potência, o equivalente a quase 2% do que é produzido pelo setor no país e cerca de 8,5% do que é originado em Minas Gerais, também o estado com melhor resultado no ranking, com 151 MW instalados.


Ranking nacional


O ranking da Absolar considera a geração de energia solar por micro e minigeração distribuída. Conforme a Aneel, a microgeração distribuída corresponde à central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75 quilowatts (kW), conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. Já a minigeração distribuída diz respeito a unidades com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW. No Brasil, a potência desses dois tipos de centrais já soma 735,5 MW.


Ainda de acordo com os dados da agência, em Uberlândia, os cerca de 12,5 MW de potência instalada estavam presentes, até 3 de maio, em 879 unidades geradoras e outros 1.109 consumidoreseram beneficiados pela transferência de crédito da energia produzida. Os consumidores industriais são os principais usuários da fonte fotovoltaica, seguidos pelos do comércio e das residências.


Destaque internacional

Em pesquisa divulgada em março do ano passado pelo Carbon Disclosure Project e que foi difundida pela agência de notícias Bloomberg, Uberlândia se destacou como uma das 100 cidades mais verdes do mundo. O levantamento da entidade – que opera um sistema global de divulgação para que investidores, empresas e poderes públicos gerenciem seus impactos ambientais – relacionou, dentre os 570 municípios considerados globais, aqueles que já usam 70% ou mais de fontes renováveis (hidro, eólica, solar e biomassa) para prover eletricidade à população.


Fonte: http://www.uberlandiahoje.com.br/2019/05/21/uberlandia-lider-no-brasil-em-geracao-de-energia-solar/






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page