22 de Abril dia da Terra
A Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu designar o 22 de abril como o Dia da Terra para reconhecer que o planeta que habitamos, com seus ecossistemas, é o lugar da humanidade e que, para alcançar um justo equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais dos habitantes do planeta e as futuras gerações, é necessário promover a harmonia com a natureza e a Terra.
O Dia da Terra é um dia festivo comemorado em muitos países. Seu promotor, o senador norte-americano Gaylord Nelson, instaurou este dia para criar uma consciência comum aos problemas de poluição, da preservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. A origem dessa comemoração está em 1970, ano em que se iniciou um movimento ambiental nos Estados Unidos que levou à rua 20 milhões de pessoas para lutar por um entorno mais saudável.
Se você ainda não pensou em tudo que pode fazer para contribuir com o cuidado da Terra, aqui vão alguns conselhos simples:
Utilizar lâmpadas de baixo consumo e investir em LED.
Não usar embalagens plásticas.
Utilizar a bicicleta como transporte.
Apostar em energias renováveis.
Dar vida à natureza plantando árvores.
Visitar um parque nacional ou reservas de biosfera para admirar e conscientizar-se de sua beleza e interconexão entre os elementos.
Reciclar e conhecer o que é biodegradável e o que não é.
Não utilizar sacolas plásticas e, se for preciso, reciclá-las.
Calcular a pegada de carbono. Com a ajuda de um calculador de carbono é possível conhecer qual é a contribuição pessoal ao aquecimento global e assim remediar e reduzir a própria poluição.
No entanto, o conselho mais efetivo talvez seja o de nos conscientizar de que todos os dias são o Dia da Terra para nos comprometer com o meio ambiente e o futuro da humanidade.
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/22/ciencia/1524408059_778849.html