Todos os direitos reservados à  Reluze - Soluções Sustentáveis

Você sabe qual é a diferença do arco elétrico em corrente alternada (CA) e em corrente contínua (CC)?

September 26, 2019

E qual o risco disso para instalação fotovoltaica? Nesse vídeo a tensão utilizada é de 220V e a corrente é 12 A (tanto para CA quanto para CC). Primeiramente o experimento é feito em CA, o arco elétrico é praticamente imperceptível ao nosso olho, porque ele ocorre em milissegundos. Mas porque isso acontece? Porque ocorre a mudança de polaridade do arco a cada semi-ciclo de corrente. Assim, torna-se necessário o arco se apagar e se reascender, com uma polaridade diferente, a cada semi-ciclo. Pudemos observar que em CC o arco tem efeito devastador se não for contido imediatamente, porque em CC não há essa inversão de polaridade e o arco só se extingue quando a distância entre os contatos for suficientemente grande.

Esse assunto é muito importante, pois o número de geração solar fotovoltaica distribuída a nível residencial vem aumentando. É preciso conscientizar os usuários dos riscos, para que os mesmos não venham tentar intervir no sistema de geração, na tentativa de resolver algum problema, vindo a ter consequências sérias. Sempre procure um profissional capacitado para realizar as manutenções e ajustes necessários.

 

 

 

FONTE: https://www.linkedin.com/posts/engkatiaalbany_el%C3%A9trica-eletricidade-arcoel%C3%A9trico-activity-6571785760532422656-0uAF

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Smartflower, o painel solar inteligente!

September 6, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes

October 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags