top of page

Toyota testa carro movido a energia solar

O novo Toyota Prius é equipado com painéis solares e baterias supereficientes que podem eliminar a necessidade das estações de carregamento.

Um novo projeto desenvolvido pela Toyota em parceria com a fabricante japonesa de eletrônicos Sharp e a Organização de Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologias Industriais do Japão (NEDO) promete revolucionar o setor de transporte. Trata-se de um plano audacioso para criar um veículo movido a energia solar capaz de funcionar independente de estações de carregamento.


Embora os carros elétricos sejam a nova tendência na mobilidade, sua disseminação depende ainda da construção de estações de carregamento por todo o mundo. Já o carro que a Toyota desenvolve pode usar a luz solar para gerar energia. As placas fotovoltaicas são conectadas a baterias supereficientes, capazes de manter os veículos funcionando também durante a noite.


Toyota, Nissan e Hyundai já lançaram no mercado automóveis com painéis solares no teto, mas a capacidade de absorção de energia pelos veículos é limitada e suas baterias só podem ser carregadas quando o carro está estacionado.


Desde o mês de julho, a gigante automobilística vem testando o híbrido Toyota Prius com painéis solares que cobrem o teto, o capô e a janela traseira do veículo. Cada placa tem 0,03 milímetros de espessura e pode carregar o veículo mesmo em movimento, de acordo com a montadora.


Os painéis podem converter a luz solar em elétrica com eficiência superior a 34% — bem mais que os 20% conseguidos pelos painéis atualmente disponíveis no mercado. O sistema permite ao Prius percorrer até 50 quilômetros por dia, quatro dias por semana, sem a necessidade de cargas elétricas adicionais, de acordo com a Bloomberg.


A ideia de usar uma fonte de energia renovável para tornar os automóveis mais convenientes e ecológicos não é exclusividade da Toyota. A startup holandesa Lightyear afirma ter criado um veículo elétrico de luxo que pode percorrer uma distância de até 800 quilômetros com uma única carga. O primeiro carro solar de longo alcance, como é chamado pela empresa, deve ser comercializado a partir de 2021.


FONTE: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/09/toyota-testa-carro-movido-energia-solar.html

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page